Pesquisar este blog

Translate

domingo, 10 de maio de 2015

Mãe é mãe em qualquer espécie



Não só as mães humanas que merecem mérito, pois as mamães do mundo animal também são muitas vezes, mãe e pai.




Por instinto, a maioria das mulheres costuma ser mãe da melhor maneira possível. Mas engana-se quem pensa que isto é característica apenas dos humanos.




Mães de todas as espécies animais protegem e cuidam de suas crias com um cuidado muito perfeito e detalhista e que certamente, impressiona a todos que já o presenciaram.




É muito interessante observar os cuidados de uma mãe e todos seus filhotes, elas cuidam para aquecê-los, trazem comida, preparam o ninho com todo cuidado, limpam seus filhotes, ensinam a caçar e fazem tudo isto com o amor que só uma mãe pode ter.




Há outros gestos, que elas fazem e nem se dão conta da importância que terá para o filhote, como por exemplo, amamentar com o colostro. O colostro, nada mais é que o leite mamado pelos filhotes nas primeiras horas de vida e que deve ser rico em anticorpos. Anticorpos estes, que protegem os filhotes durante as primeiras semanas de vida, enquanto eles ainda estariam suscetíveis a inúmeras doenças.




E este mundo animal é cheio de surpresas e curiosidades. Você sabia, por exemplo, que a gestação varia de espécie para espécie?




Em cães e gatos costuma durar cerca de 60 dias, em vacas aproximadamente 9 meses, como em humanos.




E já imaginou que uma gestação pode durar 2 anos como a de elefantes? E as curiosidades não param por aí, têm fêmeas que mastigam o alimento para o filhote, fazendo uma espécie de “papinha”, outras protegem a cria colocando-a dentro da sua própria boca, como algumas espécies de jacaré.




E não só as mães humanas que merecem mérito, pois as mamães do mundo animal também são muitas vezes, mãe e pai.




Algumas saem em busca de alimento para seus vários filhotes e, além disso, precisam manter uma boa alimentação para produção de leite.




Porém, como nem tudo é perfeito, existe sempre aquela espécie que não nasceu, digamos, com instinto maternal. Outras, no entanto, por uma série de problemas durante a gestação, podem não reconhecer e desprezar seus filhotes, achando que são “intrusos” no seu ambiente.





Para estes pequenos órfãos, alguns cuidados extras são necessários: aquecer os pequenos, oferecer um leite similar ao da fêmea, proteger de perigos ambientais e muito mais.




Mães de diversas espécies, com diversas personalidades, no mundo humano ou no mundo animal, o fato é que são as mães que trazem ao mundo, criaturas especiais, como o seu pet que apesar de ter sua mãe em algum lugar do mundo, merece todo o seu cuidado e carinho também.

Texto de Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Fotos Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...