Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Preconceito da Castração

Samuel

À primeira vista este conselho parece ser um absurdo. Se pensarmos através da lógica, ficaríamos surpresos em imaginar, que alguém que realmente ama seu gato, tem coragem de castrá-lo. Mas, embora fuja à lógica, a premissa é verdadeira e necessária, basta entender a reprodução felina: as gatas de rua reproduzem a cada 3 meses, uma média de 5 a 6 filhotes, por ninhada, filhotes estes, que com 6 meses de idade, estarão prontos para a reprodução.

Rubi e Félix

De uma única só gata, que vive solta e entrando no cio regularmente, teremos uma média mínima de 20 filhotinhos e 200 descendentes por ano, ocorrendo a superpopulação felina. Não somente a fêmea deve ser esterilizada, mas também o macho, que numa só noite acasala com várias fêmeas, tornando-se pai de inúmeros gatinhos, que provavelmente viverão nas ruas, pois não conseguirão um lar que os adote. Desta forma, o proprietário de um gato SRD, deve sempre ter em mente, que a castração para o macho e a esterilização para a fêmea é sempre a melhor saída.

Rubi

Após seis meses de idade, dependendo da raça, tanto macho quanto fêmea estão aptos à reprodução e passam a sofrer “as dores do amor”. As fêmeas ficam sem comer, esfregando-se em tudo, à procura de um “namorado” e os machos começam a “marcar o território”, isto é, urinam em lugares indesejáveis, como sofás e cortinas, tudo isto para demonstrar a sua virilidade e atrair eventuais fêmeas que estejam nas redondezas.

Gabriel

Quando iniciam esta atividade não há o que os faça parar com este hábito, só mesmo a Castração. Muitos proprietários pensam que arrumando uma fêmea para o acasalamento, resolve-se o problema. Triste engano! Um macho precisa ter pelo menos meia dúzia de fêmeas, para revezamento, isto porque os Gatos, como os outros animais, acasalam somente para perpetuação da espécie. Logo, uma vez encerrado o coito, se ocorrer a ovulação da fêmea, esta não mais aceitará os “carinhos” do macho e ele precisará de uma nova namorada.

Sol e Samuel

Em relação à fêmea, em idade adulta, ela entra no cio, várias vezes no ano, ou seja, ela é poliéstrica estacional, sendo que nos meses mais quentes, com dias mais longos, os cios ocorrem com maior freqüência. Pesquisas comprovam que quanto mais luminosidade, mais facilidade das fêmeas entrarem no cio. Se o dono não deseja mais gatos em casa, ou não tem para quem doar os filhotes, o momento ideal para castração seria por volta dos 10 meses de idade, para os gatos de raça e por volta dos 4 meses para os gatos comuns, tanto para o macho como para a fêmea, embora muitos veterinários orientam que possa ser mais cedo ainda.

Félix

O macho castrado precocemente tende a adquirir um porte maior, isto porque o hormônio masculino é que encerra o crescimento do animal. No caso das gatas fêmeas de raça, é bom não acasalar antes de um ano de idade, porque param de crescer, devido estarem em fase de desenvolvimento na sua estrutura física e todos os nutrientes ingeridos irão diretamente para os filhotes.

Rubi, Ísis e Samuel

Experimentos demonstram não haver problema algum na esterilização da fêmea, antes mesmo de ter gestado ou amamentado. Ao contrário, castrá-la antes mesmo do primeiro cio, faz com que fique menos propensa a tumores de mama. Quanto ao fato de operá-la durante o cio, pode ser feito, mas não é recomendável, pois seus órgãos reprodutores estão mais volumosos e ativos e pode correr o risco de hemorragia.

Rubi, Ísis e Samuel

Sabe-se que fêmea e macho ficam mais calmos após a castração, mas não perdem o carinho e afeto que tem pelo seu dono, ao contrário, a castração vai lhes garantir mais tempo de vida e com muito menos riscos de pegarem doenças fatais.

Rubi, Ísis e Samuel

No macho, após a castração, a urina perderá o odor característico da masculinidade e ele passa a urinar no lugar certo. Ficará mais caseiro sem perder o instinto que alguns possuem para caça. Eu, Marisa Paes, como Especialista em Gatos e Criadora Profissional de Gatos de Raça, destaco que ao se adquirir um gato, seja ele de raça ou SRD, é imprescindível saber para quê se quer este animal e se a pessoa tem condições de atendê-lo em suas necessidades.

Gabriel

Amar um animal é também tomar a decisão certa sobre a sua sexualidade. Cabe ao dono do Gato, tomar esta decisão por ele. Todo Gato merece um dono responsável e esta responsabilidade requer também o uso do bom senso: - Para que deixá-lo sofrer? Optar pela Castração é um Ato de Amor para com o seu bichano. Acredito que se o Gato pudesse se comunicar verbalmente, pediria que decidissem pela sua Castração, como forma de lhe assegurar qualidade de vida, menos riscos de contrair doenças e ser mais feliz com seu dono.

Sol
Prove que você ama seu gato e mate o Preconceito da Castração.


Texto de Marisa Paes

Fotos Hora Cósmica

Fonte AQUI

Um comentário:

  1. bom dia
    sou espirita e tenho muito medo dessa decisão de castrar meu gatinho, pois acredito muito em seus poderes de energizar o ambiente, e acabar causando algo errado em sua vida por eu ter decidido castrar...poderia me ajudar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...