Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Galáxia NGC 474, liquidificador cósmico


Por Natasha Romanzoti em 27.07.2011


O que está acontecendo com a galáxia NGC 474? As múltiplas camadas que ela emite parecem estranhamente complexas e inesperadas, dada a aparência relativamente homogênea da galáxia elíptica em imagens menos detalhadas.

A causa das conchas é atualmente desconhecida. Porém, os cientistas acreditam que restos de forças de maré relacionados com a absorção de inúmeras pequenas galáxias nos últimos bilhões de anos têm a ver com o fenômeno.

Alternativamente, as conchas podem ser como ondas em um lago; no caso, uma colisão ainda em curso com a galáxia logo abaixo da NGC 474 está causando ondas de densidade em volta da gigante.

Independentemente da causa real, a imagem acima destaca dramaticamente o consenso crescente de que pelo menos algumas galáxias elípticas se formaram no passado recente, e que os halos exteriores da maioria das grandes galáxias não são realmente lisos, mas tem complexidades induzidas por interações frequentes com (e acréscimos de) menores galáxias próximas. O halo da nossa própria galáxia Via Láctea é um exemplo de tal complexidade inesperada.

A NGC 474 abrange cerca de 250.000 anos-luz e situa-se cerca de 100 milhões de anos-luz distante da Terra, na direção da constelação do Peixe.[NASA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...