Pesquisar este blog

Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2011

As estrelas de Andrômeda

Crédito e Direitos de Autor: ESA Herschel / / PACS SPIRE / / J.Fritz (U. Gent) / XMM-Newton / EPIC / W.Pietsch (MPE)

Andrômeda, essa bela galáxia também conhecida como M31, é uma galáxia espiral próxima a Via Láctea, com apenas 2,5 milhões de anos-luz de distância de nós.

Para produzir essa imagem foram usados dados de dois observatórios espaciais diferentes, que usaram ondas além do espectro visível para nós. Na foto, você pode ver as estrelas atuais e as que, provavelmente, ainda irão surgir em Andrômeda.

Estrelas futuras? Nós explicamos. A poeira vermelha que você vê, fotografada pelo observatório Herschel, juntamente com o gás interestelar que cerca Andrômeda consiste no material necessário para a formação de novas estrelas.
Já os dados coletados pelo observatório XMM-Newton mostram os sistemas de estrelas binários de Andrômeda, que contém estrelas de nêutron e buracos negros, representando o estágio final na “evolução estelar”.

Andrômeda tem, aproximadamente, o dobro do comprimento da Via Láctea, com 200 mil anos-luz de uma ponta a outra. [Nasa]

2 comentários:

  1. Ai que foto linda Sô querida:) Já estou "levando" para meu blog para colocar junto com outras fotos.
    Obrigada - beijos beijos
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. Oi, Madá querida.
    A imagem é linda mesmo. Fique a vontade.
    Segundo nosso amigo Maoris Mojave, a ciência terrestre incorre em dados errados, por exemplo, em relação as galáxias de Andrômeda e a Via Láctea acerta na distância que existe entre as duas galáxias que é de dois milhões e seiscentos mil anos-luz. E erra muito com relação ao tamanho delas. Se passa a informação de que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui a metade do diâmetro da galáxia de Andrômeda. Sabemos, na verdade, que a galáxia Via Láctea é mais maciça e possui o dobro da dimensão de seu eixo horizontal do que a galáxia de Andrômeda, ou seja, Andrômeda é que é da metade do tamanho em relação à Via Láctea.
    Enfim, ter uma idéia desta imensidão toda me encanta e não canso de admirar as belas fotos dos diamantes do universo.
    Beijos.
    Fique em Paz.
    Até.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...